quarta-feira, 6 de abril de 2011

E Folio A Psicologia do Desenvolvimento

Pergunta 1: Lev Semenovich Vygotsky nasceu a 17 de Novembro de 1896 em Orsha, Rússia, e faleceu em 11 de Junho de 1934, vítima de tuberculose, com apenas 37 anos. Casou com Roza Smekhova e teve 2 filhas.
Tendo finalizado o secundário com apenas 17 anos, Vygotsky ingressou na Universidade de Moscovo para estudar Direito durante o período entre 1914 e 1917 onde escreve o livro “ A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca”. Também frequentou cursos de História e Filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii e mais tarde voltou a Moscovo para estudar Medicina.
Entre mais de 200 trabalhos científicos publicados nas diversas áreas: psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência mental, as suas obras mais marcantes foram: Psychology of Art, em 1925, contudo, este só foi publicado na Rússia em 1965, quase 30 após a sua morte; O Significado Histórico da Crise da Psicologia, em 1931 e o Pensamento e Linguagem, em 1934. Interveio activamente na área da Psicologia criando o Laboratório de Psicologia para Crianças Deficientes, quando viajou para o exterior em 1925, realizou uma série de conferências sobre o desenvolvimento em Leninegrado, criou em Gomel um laboratório de psicologia na escola de formação de professores e ajudou na criação do Instituto de Deficiências em Moscovo.
Vygotsky tinha como objectivo compreender o funcionamento psicológico do homem, pois queria trabalhar com problemas neurológicos. Todas as usas acções, projectos, pesquisas, trabalhos e Investigações visavam dar resposta ao comportamento humano e seu desenvolvimento. Tendo enveredado por uma perspectiva cognitivista da psicologia do desenvolvimento Vygotsky defendia que a emoção surgia de um processo de interacção entre o indivíduo e o meio ambiente que o rodeia. Desta forma a perspectiva vigotskiana formula A Lei Geral do Desenvolvimento Cultural segundo a qual o desenvolvimento do indivíduo surge no plano social e no plano psicológico, um referindo-se à interacção entre sujeitos e ou outro ao próprio sujeito em si (Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pág. 39). Defendia pois dois níveis de desenvolvimento:  o real, já adquirido ou formado, e o potencial, a capacidade de aprender. Esta capacidade de aprender, aprendizagem, interage com o  desenvolvimento do individuo produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento proximal, sendo que esta resulta de uma distância entre o nível de desenvolvimento real (o que o individuo sabe) e o nível de desenvolvimento potencial (o que o individuo pode vir a saber) estando ambos os processos inter-relacionados. Esta capacidade de aprendizagem do indivíduo (criança) vai determinar, mais tarde, em outra fase (adultez) do seu desenvolvimento os papéis e funções sociais que este vai tomar. Assim sendo, podemos considerar que as ideias principais que Vygotsky nos deixou foram:
- As emoções ou funções psicológicas têm uma base biológica, genética, pois são produto da actividade cerebral;
- As relações sociais entre o indivíduo e o meio ambiente fundamentam o processo psicológico do pensamento do indivíduo;
- O resultado destas relações sociais influencia directamente o desenvolvimento do indivíduo.

Bibliografia
  • Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Pergunta 2:   Planificação da sessão de formação:
Tema: Psicologia do Desenvolvimento aplicada no ensino.
Destinatários: Professores/formadores do 1.º/2º e 3.º ciclo
Duração: 1 hora e 30 minutos
Objectivos: • Influenciar os professores a investir mais na planificação individualizada e personalizada das aulas; • Ajudar os professores a compreender melhor o “mau” aluno e a trabalharem em conjunto no sentido de encontrarem novas metodologias de trabalho.
Recursos a utilizar:
Metodologia de trabalho: • Visionamento dos vídeos; • Exposição que acompanha o PowerPoint; • Debate com os Destinatários.
Sequência de ideias (Guião):
  • Inicia-se a secção com o visionamento dos vídeos acima mencionados na sequência apresentada.
  • O que é a Psicologia do Desenvolvimento? É uma ciência que estuda a evolução do indivíduo nas várias etapas da sua vida ao nível biopsicológico e a sua interacção com o meio ambiente onde se insere, quer isto dizer que acompanha o desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo – desenvolvimento, crescimento e maturação. Sendo uma ciência baseada em teorias explicitas – que se explicam e baseiam em estudos científicos – têm como oposto as teorias implícitas – teorias do senso comum “criadas” por curiosos ou ditos populares, baseadas em estereótipos e/ou  preconceitos – que são, muitas vezes precursoras da procura das teorias explicitas. É, por isso, importante entendê-las.
  • A Teoria do Dom Natural – Inatista: Esta teoria defende que a inteligência é um dom inato (nasce connosco) e hereditário e que determina a capacidade de aprendizagem do indivíduo biologicamente. Leva a uma desresponsabilização do professor/pais da situação de fracasso e afecta as estratégias didácticas do professor.
  • Teoria Construtivista e Interaccionista: Defende que a inteligência é resultante da aquisição de conhecimentos e construção da própria inteligência por parte do próprio individuo através da interacção que estabelece com o educador. Influência o enquadramento pedagógico e as metodologias a aplicar pelo professor e favorece o uso de estilos educativos com base na resolução de problemáticas, envolvendo o docente na procura de estratégias educativas inovadoras e precursoras de motivação para os alunos (Construtivista). Implica, pois, que os professores ajudem os alunos a respeitar as regras e procedimentos da sala de aula, que as apliquem de forma democrática e adequada a cada caso e canalizem o seu comportamento de forma serem mais activos e a optimizar a aprendizagem (Interaccionista).
  • O Erro na Aprendizagem: O papel atribuído ao erro na aprendizagem tem a sua dimensão ligada a uma das teorias acima descritas. Pela Teoria Construtivista o erro é visto não como um obstáculo/incompetência mas como uma forma de evolução. A sua importância está, muitas vezes, ligada á atribuição de sucesso ou fracasso da criança.
  • A Metacognição: Desenvolvimento de capacidades de auto-monitorização e criação de processos e mecanismos motivacionais (texto 3). Engloba aspectos como as emoções, a motivação, o desânimo, o adquirido e a auto-regulação. Ensinar os alunos a utilizar a Metacognição é dar-lhes uma ferramenta para que possam criar os seus próprios métodos de aprendizagem.
  • Uma Pedagogia mais eficaz: Quatro princípios: 1 – Assumir os princípios da Teoria Construtivista; 2 – Ser interactiva, permitindo aos alunos uma melhor relação entre professor/aluno/objecto em estudo; 3 – Promover a motivação dos alunos; 4 – Estimular a Metacognição.
  • Doudim e Martin(1999)1 Propõem: a inclusão de uma dimensão pedagógica na formação de novos professores de forma a assegurar orientações nas áreas das ciências humanas e aplicação prática dos resultados de investigações na área da Educação.
  • Conclusão: Seja qual for a perspectiva adoptada pelo professor esta vai sempre influenciar favorável ou desfavoravelmente a qualidade do seu método de ensino e consequentemente o sucesso ou fracasso do(s) alunos. É importante esclarecer que a componente social, familiar, económica e cultural também tem aqui um papel muito importante e a relação pedagógica professor/aluno está directamente influenciada pela mesma. As teorias acima descritas servem para ajudar a esclarecer, compreender e melhorar as práticas pedagógicas.





Bibliografia:
  • Vídeo 1 Disponível online em
-acedido em 2 de Abril de 2011
  • Vídeo 2: Disponível online em: http://www.youtube.com/watch?v=0C95luMFAhw – acedido em 2 de Abril de 2011
  • Texto 3 - Educação e psicologia do desenvolvimento, disponibilizado online 2011
  • Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

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